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psicologia da educação de surdos






Sentimento de pertencimento a uma língua e uma cultura

O sinal próprio recebido através do ritual do batismo quando ingressa na comunidade nomeia o surdo, possibilitando-lhe lugar, um sentimento de pertencimento a uma língua e a uma cultura. Encontra-se no meio de pessoas iguais a ele, que o compreendem, pois viveram situações parecidas com as dele...
A comunidade surda passa a ser o lugar onde busca referenciais de identificação, representados pelos surdos mais velhos, que são considerados como “maduros” passando a ser aqueles que orientam os mais jovens. É com eles que os surdos mais jovens conversam, trocam informações, recebem os ensinamentos. Esses surdos explicam os assuntos que despertam curiosidade e interesse em profundidade, pois utilizam muitos sinais e exemplos para a orientação, são detalhistas e a explicação é demorada. Com isso, sentem-se compreendidos quando perguntam suas dúvidas e recebem uma explicação que lhes faz sentido.
Esses surdos mais velhos que se tornam modelos de identificação auxiliam os surdos a conhecer um mundo cheio de possibilidades de inserção. Eles tiram os surdos da exclusão a que estavam submetidos, empurrando-os, em alguma medida, para dentro da cultura. Com isso, ocupam um lugar privilegiado, como líderes, no qual preenchem o ideal de identificação e acabam exercendo a função do pai simbólico na comunidade.