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psicologia da educação de surdos
3) O sujeito vai se identificar com o lugar de uma outra pessoa que ele tem como modelo. Encontramos esse tipo de identificação nos líderes onde o modo de ligação que une o sujeito com o líder envolve um afeto intenso entre eles. O indivíduo se liga a um líder por que acredita que ele e o líder têm alguma coisa em comum. Freud diz que esse elo une o grupo e define as características de cada grupo. Essa união torna-se tão forte, que permite que idéias contraditórias possam existir lado a lado, tolerando-se mutuamente, sem que nenhum conflito apareça da contradição lógica entre eles. Isso se deve ao contágio emocional, onde o indivíduo perde seu poder de crítica e deixa-se envolver pela mesma emoção do grupo.
As necessidades de um grupo conduzem o indivíduo à figura de um líder ao qual, o indivíduo deve ajustar-se com as mesmas qualidades pessoais do líder. O líder tem que possuir uma fé intensa em uma idéia, vontade forte e imponente, para que o grupo venha a se identificar. Isso é possível graças ao prestígio, que é definido por Freud como uma espécie de domínio exercido sobre nós por um indivíduo, um trabalho ou uma idéia que, tem como conseqüência, a paralisação do senso crítico devido a admiração e respeito pelo líder.
Percebemos que a identificação é um processo fundamental para a constituição psíquica do sujeito. Sem a identificação com um outro, não há constituição do sujeito. Portanto, todos os indivíduos passam pelo processo de identificação.