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psicologia da educação de surdos






Unidade 2 - CONSTITUIÇÃO PSIQUICA DO SUJEITO SURDO

2.1 A lingua (gem) e a constituição psíquica

Ao pesquisar sobre os estudos desenvolvidos sobre a língua e a surdez Behares e Peluso (1997, p.40), constataram que os conceitos de primeira língua, língua natural e língua materna se apresentavam sobrepostos, criando enganos em seu entendimento. Em função disso buscam pesquisar o que cada um dos conceitos realmente significava e chegaram à seguinte conclusão:

Língua natural - definiram como língua natural dos surdos, a língua de sinais devido “(...) ao fato de que na presença dela o acesso do surdo é imediato, seja por que sua estrutura visual-manual lhe facilita (enquanto que a língua oral só é acessível com apoio de um treinamento planificado), seja por que, o fato de ser a língua de sua comunidade de referência torna possível a interação espontânea (o que não é possível em uma língua oral)”.

Primeira língua - definiu a primeira língua, como àquela que faz referência aos fatores temporais, ou seja, a que ingressa em primeiro lugar no repertório da criança, atravessando o bebê nos primeiros tempos de vida, inscrevendo-o no simbólico.

Língua materna – definiu como a primeira língua que atravessa o sujeito. Sendo assim, a língua materna para o surdo filho de pais surdos é a língua de sinais; e para o surdo filhos de pais ouvintes é a língua oral.