top
Metodologia de Ensino em Literatura Surda






Livros impressos de literatura infantil

Quanto à análise de livros impressos é possível encontrar uma diversidade de abordagens, em relação ao modo como são representados os surdos nas histórias contadas. Os livros analisados foram os seguintes: Tibi e Joca (Bisol, 2001), A cigarra e as formigas (Oliveira; Boldo, 2003), O Som do Silêncio (Cotes, 2004) Cinderela Surda (Hessel; Rosa; Karnopp, 2003) Rapunzel Surda (Silveira; Rosa; Karnopp, 2003) Adão e Eva (Rosa; Karnopp, 2005) Patinho Surdo (Rosa; Karnopp, 2005).
O livro “ Tibi e Joca - uma história de dois mundos ” (Bisol 2001) conta com a participação especial de um surdo, Tibiriçá Maineri.
No desenvolvimento da história, observamos que o personagem é um menino surdo que nasceu em uma família com pais ouvintes. Todos passaram por momentos difíceis até que começam a usar a língua de sinais.
O texto é rico em ilustrações e, além da história registrada na língua portuguesa, há um boneco-tradutor que sinaliza as palavras-chave de cada página, que permitem ao usuário da Libras acompanhar a história.
Um outro conjunto de livros impressos de literatura infantil é possível encontrar no KIT LIBRAS É LEGAL. Há cinco livros que cumprem uma função prioritariamente didática. Os livros são ilustrados, apresentam a Libras em desenhos de sinais, na escrita da língua de sinais e na língua portuguesa Observe a descrição de cada um dos livros.