8.3 Uma palavrinha sobre currículo O termo currículo tem variados usos e definições. Pode estar relacionado aos aspectos mais amplos do planejamento, implantação e gerenciamento de um programa educacional (ex. parâmetros curriculares nacionais – PCNs) até os mais específicos da seleção e gradação de conteúdos de uma determinada disciplina, comumente denominado como “conteúdo programático” de um curso e/ou unidade. Por serem, os guias curriculares, os orientadores das ações e políticas para o desenvolvimento de programas de ensino e de cursos, há neles inscrições discursivas ideológicas, construídas sócio historicamente (Silva, 1999).
A obrigatoriedade de cursos de LIBRAS nas instituições de ensino (médio, fundamental e superior) e também de disciplinas em cursos de licenciatura, e ainda optativa para os demais cursos de educação, conforme prevê o decreto 5626, abre uma avenida não apenas para pensarmos os aspectos puramente pedagógicos (ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, objetivos) dos quais tratamos nas seções anteriores, mas também uma avenida para se refletir como vai ocorrer à construção dos currículos, e quais profissionais estão à frente deste momento de planejamento, articulações e tomadas de decisões. Questionamentos sobre como o currículo será definido, quais discursos pautarão a discussão, quais conhecimentos serão considerados essenciais como parte do currículo, quais identidades e subjetividades serão privilegiadas, por exemplo, são de extrema valia para nos permitir ver a educação dos grupos lingüísticos e culturais minoritários sob uma nova ótica.