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Met de Ensino em Língua de Sinais como L2






Cursos, unidades e aulas
O planejamento de cursos, unidades e aulas é o assunto que nos debruçaremos a estudar na unidade 8. O objetivo é fornecer-lhe algum subsídio para pensar os contextos de ensino de LIBRAS para ouvintes. Como boa parte da teorização deste material, as questões sobre estes aspectos se pautam na literatura de línguas orais e, em casos mais específicos, contam com estudos desenvolvidos sobre a Língua Americana de Sinais e a LIBRAS. Ainda que o ensino de línguas orais e de sinais guarde suas peculiaridades, a discussão aqui esboçada parte do pressuposto de que devemos ter alguns princípios em mente para dar norte no momento de planejar cursos, unidades e aulas.


Continuando na trilha que discute os aspectos mais concretos da sala de aula, ou seja, naqueles aspectos que, pautados em objetivos, necessidades e interesses são mais passíveis de mudanças e implementos: o planejamento de cursos, unidades e aulas de língua de sinais. É sabido, todavia, que a elaboração de um pode ou não contar com a participação do professor no momento da sua elaboração. Da mesma forma as unidades. Isto por que, dependendo da instituição que você atuará, pode ser o caso de já existir um delineamento ou projeto a se seguir, ou ainda um determinado material didático. Nestes casos, não há muito o quê fazer a curto-prazo. O planejamento das aulas, por outro lado, conta com a participação direta, efetiva e freqüente dos professores. Isto significa dizer que todo professor, ao adentrar uma sala de aula, deve ter o seu plano de ensino pré-desenvolvido para “gerenciar” os conteúdos a serem ministrados em cada encontro com os alunos.