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Met de Ensino em Língua de Sinais como L2
8.4 Resumindo...
Chegamos ao fim dos conteúdos na disciplina MEN em LIBRAS como L2 e o estudo exploratório sobre questões de planejamento de cursos, unidades e aulas foi o tema final. Muitas outras questões irão aparecer no decorrer de sua atuação profissional de professor, mas o objetivo central foi fornecer-lhe algum subsídio teórico-metodológico para pensar os contextos de ensino de LIBRAS para ouvintes. Grande parte da teorização deste material se orientou a partir da literatura de línguas orais, e em casos mais específicos contou com alguns estudos desenvolvidos sobre a ASL e a LIBRAS. Ainda que o ensino de línguas orais e de sinais guarde suas peculiaridades, a discussão aqui esboçada parte do pressuposto de que devemos ter alguns princípios em mente para dar norte no momento do planejamento. Uma palavra breve foi dada sobre a questão do currículo. Estamos adentrando numa nova era em relação à educação dos surdos, e o reconhecimento da língua de sinais e os direitos assegurados em lei abrem um espaço na manutenção e implantação políticas educacionais onde vários discursos estão sendo construídos e instituídos. O currículo é o espaço do pedagógico, mas essencialmente um território político e ideológico.