top
Met de Ensino em Língua de Sinais como L2






6.6 Classificando as técnicas de ensino...
Há registros – na literatura de ensino de línguas orais – de centenas e milhares de técnicas e/ou atividades que os professores lançam mão para promover o aprendizado de seus alunos. Neste sentido, é possível encontrar uma vasta bibliografia sobre o assunto. Para fins introdutórios, segue-se aqui a conceituação apresentada em Brown (1994: 137-141) que sugere que as técnicas podem ser pensadas em um continuum, cujos extremos estariam desde àquelas mais manipuladas até as mais comunicativas.
Em relação à primeira, o professor teria total controle e as respostas dos alunos são plenamente previstas (ex.: exercícios de repetições e perguntas direcionadas). Já as técnicas mais comunicativas, os alunos têm mais liberdade em suas respostas e portando a situação comunicativa tem uma face menos previsível (ex.: contagem de estórias, jogos, role-plays). Brown (op. cit) enfatiza que esta escala de técnicas não corresponde, necessariamente, com níveis de proficiência lingüística. Por isso, podem ser utilizadas tanto com alunos iniciantes como mais avançados no idioma. Assim o que vai ser graduado ou nivelado é o insumo lingüístico trabalhado com os alunos, e não a técnica adotada pelo professor.