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Met de Ensino em Língua de Sinais como L2
Ainda que tenha um papel importante na sala de aula, o ensino de vocabulário deve ser pautado a partir de algumas ponderações. Abaixo listo algumas adaptações que fiz a partir das sugestões de Brown (1994: 365):

1. Devote algum tempo para o ensino de vocabulário da língua de sinais, mas não a aula toda – a idéia é que o professor saiba da importância do ensino de vocabulário, mas uma aula de língua é mais que ensino de listas e listas de palavras isoladas.
2. Contextualize os sinais – aborde o léxico da LIBRAS de forma que os alunos saibam em que contextos estruturais (nível da sentença) e comunicativos (nível do uso) possam estar introduzindo em seu repertório lingüístico.
3. Estimule o uso de dicionários bilíngüe – assim seu aluno terá a oportunidade de desenvolver autonomia e senso investigativo. Estamos ainda com escassez de dicionários em LIBRAS se compararmos as outras línguas, e o acesso dos alunos também é limitado, mas o professor pode trazer um dicionário e fazer atividades com buscas de sinais.
4. Encoraje os alunos no desenvolvimento de estratégias – utilize formas e técnicas para que seu aluno compreenda o que você está sinalizando, através de associações, comparações, por exemplo, sem a necessidade de tradução ou confirmação de significado a todo o momento.
5. Envolva-se com os momentos de ensino não planejado do vocabulário – pode ocorrer em algum momento da aula de surgir interesse de vocabulário que não estava planejado em seu plano de ensino. Se isto ocorrer trabalhe o vocabulário solicitado pelo aluno, pois pode ser uma oportunidade de focar nas necessidades individuais dos alunos.