top
Met de Ensino em Língua de Sinais como L2






A essência do método está para a utilização de atividades desempenhadas fisicamente, e para isto ocorrer o professor utiliza-se de vários 8comandos na forma imperativa: “abra a janela”, “peguem o material”, “mudem de lugares...” são exemplos dessa forma utilizados extensivamente pelo professor. O uso da aprendizagem sinestésica é potencialmente favorecido, e nele os aprendizes são convidados a atuarem enquanto o professor lhes fala além de falar das atividades enquanto atuam. O método, entretanto, tem seus pontos fracos, e embora funcione com alunos iniciantes, parece perder sua função com alunos mais avançados no idioma. O apelo teatral e o uso de pantomimas funcionam em algumas situações, mas há momentos na aprendizagem em que a tradução e/ou explicação mais direta são necessárias, caso contrário a aula pode se tornar apenas “um jogo de adivinhações” (Brown, 1994: 64).
Nem tão embasado em princípios afetivos como o anterior o Método Sugestopedia do psicólogo búlgaro Georgi Lozanov, registrado em 1979, propunha que a aprendizagem só ocorreria em um ambiente em que os alunos estivessem totalmente relaxados. O uso de idéias da psicologia sobre a percepção sensorial e dos princípios da yoga promoveriam concentração, em função do aumento das ondas cerebrais e baixa na pressão sangüínea e pulsos. Para atingir este estado “alfa” na sala de aula, o professor utiliza músicas barrocas e assim, supunha, criava-se o estado de concentração relaxada. O professor é responsável pela explicação do conteúdo, variando as atividades de diálogo, drama e tradução, por exemplo. Os alunos são sugestionados e devem se comportar de forma infantil para que o seu aprendizado fique mais aberto. Muitas críticas foram feitas ao método, mas a principal está para o fato de se requerer do aluno uma quantidade excessiva de memorização ao invés de entendimento da língua alvo. Contudo, pode-se tirar como sugestão a possibilidade de se fomentar maneiras de tornar a sala de aula um ambiente mais relaxante e tranqüilo para a aprendizagem de L2 (Brown, 1994: 61).