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Met de Ensino em Língua de Sinais como L2






A natureza afetiva e interpessoal é cogitada na aprendizagem, e o Método Comunitário de Aprendizagem de Línguas inscreve-se nesta visão. O idealizador Charles Curran prega – em trabalho datado em 1972 – que para se aprender uma língua é necessário um ambiente afetivo, sem ameaças para o aprendiz. Para tanto, os alunos, inicialmente, estabelecem relações interpessoais em sua própria língua para evitar qualquer constrangimento. O objetivo é instaurar uma comunidade de aprendizagem, e como em uma seção de aconselhamento, o professor vai traduzindo as falas a partir do que os alunos dizem em sua língua. Em seguida os aprendizes repetem, e a conversa continua. Esse processo se estende e caso haja necessidade, o professor explica algumas regras ou itens lexicais específicos. Desenvolve-se o espírito de trabalho em grupo/equipe, por isso o método se chama comunitário (Brown, 1994: 59).

Outro método que tem proeminência na década de 70 é o Método da Resposta Física Total, articulado por James Asher em 1977. De acordo com os psicólogos o estímulo motor tem um papel fundamental na aprendizagem, e vinculado a esta noção, Asher observa que as crianças adquirindo a sua primeira língua aparentam ouvir muito mais do que falar, e no processo de compreensão do insumo respondem fisicamente em forma de movimentos, olhares, toques, etc. Além disso, o estudioso tinha uma preocupação em promover uma forma de ensinar que fosse o menos estressante possível, para que os aprendizes não ficassem na defensiva nos momentos de aprendizagem.