top
Didática e Educação de Surdos






3.1. Didática Cultural

Uma questão que deveríamos trazer para aqui é sobre a Didática cultural. A pergunta: já entendemos porque ela não é Didática moderna e nem Didática critica? Entendemos porque ela se apresenta diferente? O que ela tem que difere? Existe Didática cultural em qualquer cultura. O jeito de programar não é equivalente entre elas?
Se notarmos que há uma série de diferenças entre as Didáticas, pois a Didática moderna ou tecnicista foi elaborada por educadores de direita. Dessa forma ela sempre disputa a hegemonia do grupo dominante. A Didática critica tem uma idéia de constituir um ponto de apoio para o sujeito sair da subalternidade e ser caracterizado como integrante da cultura da maioria. Como vimos estes aspectos não estão valorizando a cultura. Estão tendendo a universalidade e a globalização. Então é necessária uma Didática cultural e ela existe e não se trata de novidade. A atividade didática cultural tem de ser planejada, mas planejada de tal forma que não esqueça o elemento cultural.