top
Didática e Educação de Surdos






3.2. A Didática Cultural dos Surdos

A Didática Cultural dos Surdos existe desde que o surdo encontrou o surdo. Um dos exemplos é aquele que se encontra registrado na prática do professor Eduard Huet . A diferença na Didática por ele utilizada é de que não despreza nada. Ele planeja que o ensino ao surdo possa conter qualquer conteúdo que é legado da humanidade. Mas ele usa um jeito de interagir com o surdo. Isto possibilita que o surdo aja de forma autônoma. Ele usa de estratégias que permitam interagir com o surdo em vista do conhecimento, estratégias que problematizam, definem e levam ao encontro do conhecimento. Este professor não visa a correção do aluno, mas a introdução dele no conhecimento.
Neste tipo de ensino nunca vai dizer ao aluno: você tem uma falta, mas vai dizer: o conhecimento está aí e você pode se apossar dele.
Outro dado importante é que a Didática Cultural dos Surdos sempre questiona sobre o que é próprio dos surdos e também questiona sobre como alguém se constituiu superior aos surdos. Isto é, questiona as práticas normalizadoras dos ouvintes sobre os surdos.
Ela tem o sujeito surdo como sujeito multifacetado, com múltiplas identidades, um sujeito diferente, que se utiliza de língua e cultura diferentes. A Didática dos surdos programa as atividades de tal forma que trata os surdos como sujeitos de seu destino social.