top
Didática e Educação de Surdos
         
 
2.3. As novas paisagens da Teoria Pós-moderna

A questão central nesta teorização remete aos campos da Pedagogia, Didática e Currículo as arenas de lutas políticas e indica outras possibilidades que as da teoria moderna ou da teoria crítica. Dessa forma a Pedagogia, a Didática e o Currículo se ocupam com a diferença e a cultura do grupo a que pertencem A pergunta refere ao planejamento que o pós-moderno se ocupa, ou seja, envolvimento com as diferenças, com as conexões entre saber, identidade, identidade cultural e poder que são evidentes nestes contextos.
A Pedagogia, a Didática e o Currículo assumem uma prática de incentivo a produção cultural. Diferente do contexto da outras teorias que visam a cópia de modelos, a produção capital e a luta de classes.
Então o que se implica neste campo é aquilo que promove as produções culturais dos sujeitos advindos de vários espaços sociais. Este espaço tende a respeitar as práticas emancipatórias da educação. E inclusive não se limita a discutir, mas a avançar nestas práticas de emancipação dos corpos dos sujeitos mantidos nas nos espaços de dominação.
Nestas teorizações, quando na sua construção também implica uma questão de poder. As práticas culturais são muito férteis e os territórios de outras teorias são contestados, o que dificilmente seria possível nas teorias tradicionais devido a sua rigidez e sem liberdade para a produção, a contestação A diferença surge na contestação.