top
Didática e Educação de Surdos
         
 
Para começar nesta unidade, queremos transitar pelas diferentes teorias que podem direcionar a Didática. Para que possamos analisar e conceituar a Didática da Educação de Surdos temos de nos deter em seus diferentes tempos, espaços, lutas, resistências, contestações, e ainda pensar e repensar as práticas enquanto docentes. A prática da Didática vai nos dar uma visão para bem fazer conexões das teorizações que a seguem. Neste ponto a Didática melhor compreendida será útil para o ensino de LIBRAS.
Nesta unidade trataremos de três diferentes posições teóricas que podem nos ajudar a identificar melhor os caminhos da Didática. Não pretendemos separar a Didática da Pedagogia e do Currículo, pois ambos são intercalados e entremeados.
Para entrar nesta tematização que são teorias e suas implicações em Didática devemos conhecer os pressupostos teóricos de vários autores no que refere à diferença de ambas. Um bom livro para se entender isto refere ao Currículo, livro que Tomaz Tadeu da Silva (2005) nos presenteia e que se denomina: Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do Currículo.