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Linguistica Aplicada L8






Além das desvantagens mencionadas, há também conseqüências do ponto de vista psicológico e sociológico para o aluno: “baixa auto-estima lingüística” (Bagno, 2003), insegurança quanto à possibilidade de ser bem sucedido, aversão ao contexto escolar, ao professor, ao aprendizado e à relação com a língua alvo, por exemplo. Afinal, o valor e o prestígio atribuídos as variedades de uma dada língua é sempre em detrimento da variedade normatizada legitimada e institucionalizada por todos, portanto, vista como “a língua correta”. A falta de uma pedagogia culturalmente [e acrescentaria lingüisticamente] sensível (Erickson, 1987 ) ao lidar com as diversidades pode e, de fato, leva os alunos ao fracasso escolar. Ainda na mesma linha de raciocínio Cook-Gumperz, (1987: 22) enfatiza:

A fim de aprender, os alunos devem usar o que já sabem de modo a conferir significado ao que a professora lhes apresenta. A fala torna passíveis de reflexão os processos por meio dos quais os alunos relacionam o novo conhecimento ao velho. Mas esta possibilidade depende das relações sociais, do sistema comunicativo que a professora estabelece.