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Linguistica Aplicada L8
Segundo Bohn (2002), a sociedade proporciona inúmeras mudanças, nos mais diversos níveis, da atividade humana e, conseqüentemente, nos papéis dos indivíduos, mais especificamente no papel do professor na sala de aula, no papel do aluno, na concepção do desenvolvimento e construção do conhecimento e o tipo de interação que o professor irá privilegiar no ambiente escolar. Para compreendermos melhor a importância de nossa prática na formação do sujeito e como ela influi na concepção do conhecimento adquirido pelo nosso aluno, observe o exemplo I e o exemplo II de Buckley apresentados por Leffa (2005: 211-12) :

Então, para complementar nosso diálogo nesse exercício de identificação de nosso discurso pedagógico, vamos pensar as perguntas articuladas por Bonh (2002: 105):

• As nossas salas de aula continuam oferecendo verdades prontas?
• Continuamos no nosso tradicional ponto de observação em que os objetos observados não mudam, as verdades vistas são estabelecidas, cômodas, definitivas?
• Como os professores têm abordado a noção de conhecimento, seu desenvolvimento e competência?
• Onde nos posicionamos perante as diferentes possibilidades da construção do saber?