top
Linguistica Aplicada L8






Nesta unidade continuaremos a discutir a importância de concebermos o indivíduo como ser sociocultural, interativo e que se constitui nas relações sociais. Isto significa que o papel do professor (e, conseqüentemente, a relação professor-aluno) refere-se a uma relação social determinada e constituída por um grupo social que interage em um espaço social (sala de aula, escola) instituído pela cultura e por valores da sociedade envolvente. Você encontrará nessa discussão reflexões sobre a cultura de sala de aula, o discurso pedagógico, postulados teóricos e alguns desdobramentos nas posturas do professor e suas práticas de ensino.

Ao longo de nossas articulações anteriores enfocamos como de grande importância a concepção do homem como ser sociocultural, na qualidade de sujeito interativo e que se constitui nas relações sociais. Então, quando tratamos de conceituar o papel do professor e conseqüentemente a relação professor/aluno, estamos nos referindo a uma relação social determinada constituída por um grupo social, e que interage no espaço da sala de aula e da escola. Esta relação está determinada de maneira particular pelos valores e culturas instituído pelo meio social. Contribuindo para que possamos entender um pouco mais esta perspectiva Zilda Gesueli (2006: 281) , em seu artigo intitulado “Linguagem e identidade: a surdez em questão”, ressalta:

... o desenvolvimento do reconhecimento do Eu é um processo semiótico que pressupõe a participação de outras pessoas (visto que a atividade com signos é necessariamente interpessoal) ... as relações sociais constituem-se por intermédio dos processos semióticos e a construção da identidade só poderá ser examinada considerando-se a dinâmica de significados e sentidos produzidos e interpretados no jogo interativo do sujeito com o outro.