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Linguistica Aplicada L8






Assim, conforme destaca a autora, não existe um sujeito pronto, acabado, que interage em suas relações sociais, mas sim um sujeito se completando e se construindo nas relações sociais através de suas falas e nas falas dos outros. Deste modo, confirmamos que o espaço escolar, também, é um local de relações sociais e que o professor participa na constituição do sujeito-aluno. Por isso devemos refletir sobre a cultura de sala de aula e seus desdobramentos na sociedade. Para refletirmos vamos apresentar alguns aspectos comentados por Hilário Bohn em seu texto, “Cultura de sala de aula e discurso pedagógico” Bohn (2002: 104) define a cultura de sala de aula como um conjunto de regras, leis e costumes que regulam as relações, os acontecimentos e as atividades realizadas em classe. Estas leis e culturas refletem a concepção da escola sobre o aluno, sobre o papel do professor na construção do conhecimento, sobre o desenvolvimento intelectual e, sobretudo, a função da escola nas demandas sociais que a sociedade exige dos indivíduos. Talvez você esteja perguntando: Será possível que o entorno social do ambiente escolar vai refletir em minha sala de aula? Será que na minha postura como professor está definida minha concepção de como compreendo a construção do saber? Ou ainda, minha prática contribui para combater atitudes discriminatórias?