top
Libras V






Existem vários tipos de diferenças semânticas entre uma palavra derivada e sua palavra-fonte. A seguir, vamos apresentar os rótulos classificatórios para os tipos de derivação existentes nas línguas, criados pelos semanticistas, como forma de explicação das diferenças de significado.

São eles:
Incoativo:
Causativo:
Resultativo:

As noções acima podem ser representadas diagramaticamente em forma de círculo, em que há palavras que denotam estados, outras que denotam processos, outras que denotam ações e, finalmente, palavras que denotam estados mais uma vez Veja o exemplo

Entretanto, nem sempre conseguimos encontrar casos em que as quatro formas do processo derivacional circular estão presentes. É possível termos lacunas em uma das posições conforme o exemplo nos mostra:

Podemos pensar em exemplos na libras que apresentem pelo menos alguns destes processos, mas isso ainda deve ser pesquisado nessa língua. Procuramos levantar alguns exemplos e encontramos os seguintes:

Porém, isso não quer dizer que não exista uma forma de representar tal processo na língua em questão. O que ocorre é que utilizamos outras formas para transmitir o significado desejado, como uma locução. Quando um processo derivacional pode ser usado para produzir uma palavra derivada de todas as palavras-fonte apropriadas, dizemos que ele é produtivo. Mas isso é difícil encontrar, é mais fácil nos referirmos a processos mais produtivos, processos menos produtivos e assim por diante.