Derivação: é o processo de formar novas palavras de acordo com um padrão regular, partindo da base de palavras pré-existentes. Na derivação há três processos simultâneos: Morfológico: a forma de uma palavra é modificada ao ser acrescentado a ela um prefixo ou sufixo; Sintático: na passagem de uma palavra de uma categoria do discurso para outra categoria (como de substantivo para adjetivo) e Semântico: em que é produzido um novo sentido. 9 Veja os exemplos no quadro:
Apesar de os exemplos, nem sempre ocorrem os três processos na derivação. É possível haver processo semântico e sintático e não o morfológico, este caso é também conhecido como ‘derivação zero’. Por exemplo: ‘Patrulha’ (substantivo) é derivado de ‘patrulhar’ (verbo transitivo). O substantivo ‘patrulha’ é um exemplo de derivação zero. Também é possível ocorrer o processo morfológico e o semântico, sem o sintático, ou seja, sem uma mudança na categoria do discurso.
Há casos, também, em que uma ‘mesma’ palavra é usada em duas diferentes categorias do discurso, como por exemplo: fala substantivo e fala verbo. Nesse caso, há um processo semântico envolvido, ou seja, uma mudança de sentido.