O programa permite ao pesquisador fazer buscas por uma palavra ou uma expressão, do mesmo modo que fazem outros programas de concordância. O resultado da busca é exibido em duas colunas ao invés de apenas uma, tornando possível visualizar como o textos fontes e os textos alvos codificam certos elementos lingüísticos, e então detectar os possíveis procedimentos empregados por tradutores quando em contrapartida com esses elementos específicos. Como mencionado anteriormente, o Multiconcord é fornecido com uma ferramenta de marcação, o MinMark (Versão 1.1), que insere uma marcação mínima em formato SGML, exigido pelo Multiconcord para executar buscas bilíngües. Embora o Multiconcord exija uma marcação mínima para estar apto para processar os textos do corpus, a inserção de etiquetas, outras que não aquelas fornecidas pelo MinMark podem interferir no alinhamento necessário, reduzindo assim, rigorosamente, a confiabilidade do programa (KENNY, 2002). Por essa razão, um conjunto de textos separados sem etiquetas deve ser utilizado como uma forma de evitar tais interferências. O programa Multiconcord é excelente para a exploração rápida de textos, especificamente para fenômenos com bases lexicais, pois permitem também a utilização os caracteres coringa no início, meio ou final de uma palavra ou uma expressão. Além disso, o programa Multiconcord é bastante flexível e não precisa ser específico para a língua dos textos a serem investigados.
- caracteres coringa Os caracteres coringa são caracteres que podem preencher o lugar de outros caracteres. O caractere asterisco (*) representa um caractere coringa, significando um caractere que toma o lugar do caractere zero ou de outros caracteres desconhecidos. Isso pode ser útil em pesquisas de palavras cujo analista humano precisa classificar variantes de uma palavra. Por exemplo, na pesquisa de combinações do termo “Jo*n”, nomes como “Jon”, “John”, “Joan” e “Johnson” podem ser obtidos. O caractere ponto de interrogação (?), que, por outro lado, combina com cada caractere único em uma série de caracteres. Por exemplo, na pesquisa de combinações do nódulo “Jo?n”, nomes como “Jon”, “John”, “Joan” são obtidos, porém não “Johnson”.
- Multiconcord O programa Multiconcord (Versão 1.53) é um concordanciador paralelo desenvolvido por David Woolls sob o amparo do Projeto Língua (Woollss, 1998), e é disponibilizado pela CFL Software Development, podendo ser encontrado no sítio http://web.bham.ac.uk/johnstf/lingua.htm.