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Escrita de Sinais II L8B8






A construção do símbolo escrito do nome de cada aluno em língua de sinais é uma atividade que deve ser proposta para todos os alunos que ainda não tenham feito essa construção, não importa a idade.
O oferecimento de um sistema democrático e participativo de vida, dentro da sala de aulas, que respeita e olha o aluno, enxergando-o como ele é, a comunicação estabelecida em nossa língua natural para realizar um trabalho comum, propicia que o próprio grupo gere regras de convivência e aceite com seriedade a necessidade de atenção e respeito para que se configure um espaço de trabalho produtivo.
Nas produções infantis podemos observar como as crianças vão construindo sua escrita em SignWriting. Desenham os objetos, desenham mãos sinalizando, começam a observar os símbolos apresentados pela pesquisadora e vão conseguindo diferenciá-los qualitativa e quantitativamente, compreendem que eles correspondem aos sinais da Libras e aprendem a estabelecer correspondência entre os sinais e os símbolos do SignWriting.
A decomposição do sinal escrito, relacionando os diferentes elementos gráficos mínimos, representados pela escrita, com os elementos fonológicos, morfológicos, sintáticos e semântico-pragmáticos da língua sinalizada permite ao aprendiz compreender o processo e tentar construir sua própria escrita. Conforme afirma a citação :