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Escrita de Sinais II L8B8






A criança surda, quando passa a fazer parte de uma comunidade surda, recebe pela segunda vez um nome próprio. Em seu grupo de surdos ela vai ser conhecida por um sinal particular que não tem qualquer relação com seu nome na língua oral de seu país. Os surdos têm muito aguçada sua percepção visual e sempre encontram algum traço característico que destacam e sinalizam.
O consenso dentro do primeiro grupo surdo de convivência vai sancionar aquele sinal como sendo o nome da pessoa, que ira acompanhá-la para sempre, dentro das comunidades surdas. Por exemplo, meu nome é Marianne em português. Veja a ELS do meu nome, como membro de comunidade surda é escrito assim em SignWriting.
Para a criança surda, aprender a escrever seu nome em escrita de língua de sinais tem um significado importante para sua auto-estima e possibilita sentir-se um sujeito surdo com identidade surda. Ela sente que não está só. Ela pertence a um grupo e tem um nome próprio dentro desse grupo que é uma marca de pertencimento.
Uma criança surda que vive em uma família de ouvintes sente felicidade por estar adequada e incluída no grupo. Aprender a escrever seu nome surdo garante motivação e interesse, pois o significado dessa aprendizagem é carregado de emoção que ativa a mente. O nome surdo de cada criança escrito em SignWriting é uma das construções que todas as turmas com quem trabalhei fizeram em conjunto no quadro. Essa aprendizagem também influencia o relacionamento dos alunos entre si, assim como a forma de pensarem e refletirem a respeito de sentimentos de grupo e solidariedade.