top
Escrita de Sinais II L8B8

Até agora, observamos detalhadamente, como um grupo de crianças surdas iniciou sua aquisição do sistema de ELS SignWriting relacionando as etapas de aquisição do conhecimento propostas por Piaget que fundamentaram as etapas de alfabetização propostas por Ferreiro. Eram crianças da segunda série do ensino fundamental que já estavam em processo de alfabetização em português.
Para as crianças da educação infantil é necessária uma abordagem diferente daquela experimentada com as classes das crianças maiores, que já estão sendo alfabetizadas na língua oral.
Na pré-escola a leitura dos sinais escritos deve ser apenas uma leitura lexográfica, de signos escritos representando sinais e frases do interesse das crianças dessa idade, muitos cartazes com poucos signos escritos. Poderíamos também contar muitas histórias e mostrar os sinais grafados para que pudessem ir observando a escrita de língua de sinais em muitas situações.
Poderão trabalhar o SignWriting, familiarizando as crianças com essa escrita, que não aparece em todas partes, como aparece a escrita do português. Poderão construir cartazes com desenhos e a escrita das duas línguas para que elas possam se habituar com a idéia de que existe uma escrita para os sinais diferente da escrita da língua oral.