top
Escrita de Sinais II L8B8






No exemplo abaixo, uma professora de educação infantil trabalhou junto a lateralidade direita x esquerda e a escrita do SignWriting. Os sinais escritos contam uma história que foi sinalizada e dramatizada antes pelas crianças. Observe a figura da história do carro .
Quando formos trabalhar a aquisição do SignWriting com jovens ou com adultos a abordagem poderá ser mais formal, de acordo com seu estágio evolutivo. Podemos iniciar mostrando um livro escrito em SignWriting, contar a história da criação do sistema, explicar sua estrutura e funcionamento mostrando exemplos de alguns sinais sugeridos pelo grupo, que construiremos no quadro. Vamos apresentar e distribuir o manual de escrita do SignWriting, ou um resumo dele, que mostre como construir os sinais pelo sistema SignWriting.
Nas aulas seguintes já poderemos trabalhar diretamente com a leitura e escrita dos sinais, observando o andamento das aprendizagens, incentivando a autonomia dos membros do grupo, ao mesmo tempo, a cooperação com os colegas. Promoveremos leituras, construção de frases e textos coletivos e individuais. Poderemos construir um dicionário bilíngüe, historinhas e poesia. Podemos pedir que escrevam cartas uns aos outros ou para amigos distantes.
A criação de um ambiente cooperativo e envolvido com o mesmo interesse oferecerá naturalmente inúmeras sugestões de utilização da ELS.
As aulas precisam ser planejadas e as atividades propostas para os alunos de acordo com o desenvolvimento e os recursos de cada grupo. No entanto, alguns procedimentos podem ser comuns a todos os grupos, principalmente os que envolvem a questão da identidade surda, que não é uniforme, mas possui traços comuns evidentes em qualquer grupo de surdos.