Segundo Piaget (1947-1977), o período perfeitamente propício à aprendizagem de sistemas reversíveis, como o da escrita, só acontece a partir dos sete ou oito anos de idade, quando o conhecimento se constrói no indivíduo de uma forma já operacional, embora ainda preso às percepções sensoriais. Essa idade mencionada representa uma média, portanto algumas crianças, poderiam se mostrar capazes de descobrir a leitura antes por apresentarem as citadas características operacionais, outras depois, mas elas seriam a exceção, não a regra. Na construção das produções escritas das crianças surdas a metodologia levou em conta o conceito piagetiano de que a criança ao se apropriar de um sistema de representação, o reinventa, isto é, reproduz sua construção através de hipóteses, nas tentativas de utilização dos símbolos, diferenciando os elementos e as relações do sistema de representação, bem como, estabelecendo a natureza do vínculo entre a representação constituída pelos símbolos arbitrários e seu objeto do conhecimento. Da vivência em classe da criança, sempre influenciada por suas experiências familiares, e da comunidade onde se insere, surge à linguagem como meio de expressão de suas emoções e pensamento, desse contexto sociolingüístico vão surgir às oportunidades de leitura e escrita constituída pelos símbolos arbitrários e seu objeto do conhecimento.