top
Escrita de Sinais II L8B8






Embora exista o critério de ir avançando, no processo de aquisição da escrita de língua de sinais - ELS pelo sistema SignWriting, a partir dos dez grupos de configurações e, essa aprendizagem, inclua a cópia de listas das combinações possíveis para cada configuração, essas sempre são apresentadas, antes da formalização em grupo, dentro do contexto do sinal escrito completo, que compreende a expressão facial, a configuração de mão, os símbolos de contato e de movimentos. A formalização vem num segundo momento quando os alunos já entenderam bem do que se trata.
Observe a figura do grupo 1, escrevi no quadro os símbolos de configurações de mão do grupo um, pois eles estão fazendo muitas perguntas e assim poderão pesquisar para construir seus símbolos.
Incentivamos ainda, a cópia dos sinais já construídos Pelos alunos, ou já apresentados a eles, como forma de aumentar a possibilidade de retenção na memória, de cada um dos detalhes específicos de um símbolo já compreendido.
A cópia de modelos perfeitos não apenas amplia o número de leituras de formas corretas, como estimula, de maneira natural, o processo de análise estrutural, que permitirá fazer com que ocorra a leitura real. O ensino da escrita poderá se dar concomitantemente ou não ao processo da escrita, dependendo do nível da habilidade motora do aluno.