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Escrita de Sinais II L8B8
O primeiro período, conforme Ferreiro é o da distinção entre o modo de representação icônico e não-icônico. A origem gráfica comum do desenho e da escrita faz com que apareçam inicialmente, para a criança, como marcas indiferenciadas no papel.
A distinção entre o que é próprio do desenho representativo e o que é parte da escrita começa a ser estabelecida a partir dos 4 anos.
Quando trabalhamos a alfabetização em SignWriting com crianças que estão sendo, ou já foram alfabetizadas na escrita da língua oral, iniciamos nosso trabalho observando se elas já estabeleceram essa distinção entre os modos de representação desenho e escrita.
Para atingir esse objetivo, uma forma é mostrar um livro ilustrado de histórias infantis com escritas em língua oral que acompanhem as ilustrações. Contamos a história mostrando cada página. Dialogamos sobre a história, sobre as ilustrações e sobre as escritas. Reconhecemos que essas correspondem à língua oral. Em seguida, podemos pedir que elas tentem usar o papel para exprimir no caderno, ou em folhas brancas, sua compreensão da história, mas não podem escrever palavras do português.