top
Escrita de Sinais II L8B8






Procuramos associar o critério de fácil memorização do símbolo, com o critério de significado, para que o primeiro sinal possa ser uma aprendizagem simples e prazerosa para as crianças e também para os alunos maiores. Por exemplo, na Escola de Ensino Fundamental Frei Pacífico, o primeiro sinal trabalhado foi o de “mamãe” que corresponde ao dedo indicador estendido com a mão de lado , essa posição faz parte do grupo 1 do sistema SignWriting.
Esse sinal possibilitou ampliar as experiências a serem relatadas pelas crianças e gerar uma cadeia de sugestões de outros sinais, que fomos escolhendo, de forma a ir introduzindo o sistema de escrita, obedecendo ao critério de iniciar pelo grupo um e ir avançando ordenadamente na série de grupos até chegar ao grupo 10.
Esse ordenamento não é rígido, pois permite o ir e voltar, nas construções do sinalário e das frases, mesmo de pequenos textos. As leituras e construções vão avançando de forma natural de acordo com os interesses manifestados pelas crianças. No entanto a organização em grupos norteia as aquisições formais. O aluno desenhou o sinal do papai já usando, em parte, o sistema de SignWriting.
O aluno desenhou o objeto bola e escreveu a palavra em português, e na segunda figura o símbolo de SignWriting correspondente às configurações das mãos em “bola”