top
Escrita de Sinais II L8B8






Pela produção escrita das crianças podemos identificar as primeiras tentativas de associar o desenho das mãos sinalizando a uma representação correspondente do sistema SignWriting. Como o sistema tem referencias também ideográficas, muitos sinais escritos são reconhecidos rapidamente. A identificação começa a acontecer também em relação aos eixos quantitativo e qualitativo quando começam a perceber as diferenças existentes entre os diversos elementos que compõe um sinal escrito (uma pilha). Observe a figura.
O terceiro período identificado por Ferreiro é a fonetização da escrita (que se inicia com um período silábico e culmina no período alfabético) para as línguas orais, tem início quando a criança vai descobrindo quais as partes da escrita (as letras e sílabas) que podem corresponder a outras tantas partes da palavra oral.
Em nosso trabalho pensamos que esse período poderia ser relacionado ao reconhecimento da correspondência entre os elementos do símbolo em SignWriting com as configurações correspondentes do sinal manual.
Os primeiros elementos a serem reconhecidos são os três símbolos básicos de configuração da mão: punho fechado, punho aberto e mão plana. Observamos essas configurações nos cartazes e estabelecemos a correspondência dos três símbolos com as mãos sinalizando. Continuo explicando como são adicionadas linhas para os dedos nos mesmos símbolos básicos de configurações das mãos.