Piaget identificou ainda, mais dois estágios na construção do conhecimento além do sensório-motor e do pré-operatório. O terceiro estágio é o operatório-concreto quando o raciocínio lógico passa a se sobrepor à percepção e à intuição, esse estágio vai dos 7 aos 11 anos. Sua principal característica é permitir pensar operatoriamente isto é, ser capaz de organizar as informações em sistemas e conseguir lidar com as várias relações possíveis nesse sistema, reversivelmente, isto é indo e vindo. Por isso, esse período, permite a aquisição da escrita. O quarto estágio é o operatório-formal à partir do qual o sujeito pode pensar sem recorrer ao real ou a sua representação. Esse é o pensamento do cientista que não fica só observando a realidade, mas levanta hipóteses, faz previsões a partir de cálculos matemáticos, que não são nada reais. Piaget concluiu que a pessoa desenvolve as operações formais dos 12 aos 15 anos. A partir daí vai utilizar as mesmas operações de uma forma cada vez melhor. O construtivismo de Piaget teve o mérito de superar o empirismo que dizia ser o conhecimento fruto exclusivamente da experiência por via das percepções. Ele nos fez ver que, entre o dado da realidade e o conhecimento, há uma importante elaboração do aprendiz. Conforme Costa (2003), Piaget abstraiu os fatores sociais no estudo do desenvolvimento da criança por uma questão metodológica, durante o processo de investigação, porém fica claro no conjunto de sua obra, que considerava o desenvolvimento cognitivo dependente de fatores sociais.