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Escrita de Sinais II L8B8
Sobre a aquisição da língua de sinais, os primeiros sinais ou as primeiras palavras aparecem, indiferentemente a qual seja a modalidade da língua, entre os dez meses e o primeiro ano de idade. Esses mesmos estudos mostram que as crianças surdas com pais surdos, inicialmente balbuciam com as mãos, começam então a produzir enunciados de um único sinal, e em seguida, combinam sinais formando sentenças simples. Portanto, as diferenças na modalidade entre as línguas orais auditivas e as línguas gestuais-visuais não obstruem o processo de aquisição de uma língua.
A extinção da atividade fônica reflexa é uma pista importante na descoberta da surdez congênita. O ouvido não dá nenhum sinal exterior de sua ausência, por isso, muitas vezes a surdez só é descoberta quando, na idade apropriada, a criança não começa a falar. Testes simples podem ser realizados, ainda no hospital, quando do nascimento dos bebês que detectam a surdez, são preconizados pela Organização Mundial da Saúde e começam a ser realizados no Brasil, em alguns locais de excelência.
Em sua tese de mestrado (Karnopp, 1994) estabelece um paralelo entre desenvolvimento lingüístico de crianças ouvintes e de crianças surdas filhas de pais surdos, usuários de Língua Brasileira de Sinais – Libras e conclui pela convergência das diversas etapas de aquisição, incluindo o período pré-lingüístico e evidenciando os mesmos princípios de aquisição compartilhados por crianças surdas e ouvintes.