top
Escrita de Sinais I
1.2 Funções da escrita

Agora observe o mapa conceitual <LINK 3> que vem a seguir e tente compreender o seu significado.
Há muitas línguas orais que não possuem uma escrita. Seus usuários talvez não sentiram necessidade dessa representação, ou não conseguiram um sistema que representasse adequadamente suas línguas. As comunidades surdas, não são comunidades isoladas com uma cultura de língua ágrafa, mas participam da vida urbana e do mundo contemporâneo que é cada vez mais dependente da escrita. As comunidades surdas urbanas precisam de um nível adequado de leitura e escrita compatível com a sociedade em que vivem.
A escrita preenche funções específicas: comunicação à distância, fixar traços do passado, agendar atividades, anotar rapidamente dispondo de apenas lápis e papel, etc. Descobrir essas funções pressupõe usar uma escrita com significado. A escrita exige um trabalho consciente e consiste numa tradução a partir da fala interior. A fala interior é uma fala condensada e abreviada. A escrita é detalhada e exige uma ação analítica deliberada capaz de construir uma estruturação intencional da teia do significado.
Existe um período ótimo do desenvolvimento em que o organismo é particularmente sensível a certos tipos de influência. Os anos escolares são, no todo, o período ótimo para o aprendizado de operações que exigem consciência e controle deliberado; o aprendizado dessas operações favorece enormemente o desenvolvimento das funções psicológicas superiores enquanto ainda estão em fase de amadurecimento.