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Aquisição da linguagem L8B8






Tarefa de Julgamento de Gramaticalidade

A tarefa de julgamento de gramaticalidade (JG) também apresenta como grande vantagem o fato de a tarefa da criança ser bastante simples, tendo apenas que alimentar o fantoche sua comida preferida ou menos preferida, de acordo com o que ele diz. Esta metodologia também permite variações no modo de ser empregada e os detalhes expostos a seguir foram baseados em Hiramatsu e Lillo-Martin (1998).
O fantoche é apresentado como alguém que veio da lua (ou de algum outro lugar) e fala a língua de lá. Diz-se para a criança que ele está aprendendo a língua da criança e por isso pode fazer alguns erros. A criança é convidada a ajudar o fantoche a aprender a sua língua. Geralmente, as crianças ficam entusiasmadas e aceitam ajudar o fantoche. Ensina-se à criança então que, se o fantoche diz algo “errado”, a criança deve informá-lo que ele disse algo errado, dando-lhe uma coisa ruim para comer, como um pedaço de pneu. Se ele diz algo “certo”, a criança deve dar-lhe algo gostoso, como chocolate, como prêmio. (Em uma variação desta metodologia, a criança deve dar ao fantoche uma fruta quando ele diz algo errado, para que ele fique mais inteligente).