top
Aquisição da linguagem L8B8






Antes de se testar as sentenças de interesse, a criança passa por um período de treinamento, em que é ensinado à criança a prestar atenção à forma das sentenças e não em seu valor de verdade
A diferença entre a TJVV e a TJG é que na TJG a criança julga se o que o fantoche disse é gramatical ou não, ao passo que na TJVV o que a criança julga é se o que o fantoche disse aconteceu ou não na história que ela viu encenada a sua frente. Na TJG, a história que é encenada para a criança serve como contexto para o significado que se quer dar à sentença que será julgada. Um exemplo é dado a seguir:
No exemplo acima, quer-se saber se a criança sabe a restrição sobre o uso de pronomes em português brasileiro. No contexto apresentado acima, em que o cachorro se coça, a sentença dita pelo fantoche está incorreta: ela poderia apenas refletir o caso em que o cachorro coça outro indivíduo e não a si mesmo. Se a criança der um chocolate para o fantoche, o investigador interpretará tal resposta como significando que a criança não sabe de tal restrição do PB. Se a criança der um pneu para o fantoche, isso indicará que a criança sabe sobre tal restrição.