Unidade 5 - Metodologias em Aquisição de Linguagem
Dependendo do fenômeno lingüístico a ser investigado, o pesquisador tem à sua disposição uma variedade demétodos de coleta de dados. Por questões de espaço, a exposição abaixo é bastante simplificada. Para uma discussão mais abrangente sobre os métodos aqui mencionados e sobre vários outros métodos em aquisição de linguagem não discutidos aqui, referimos o leitor a Crain e Thornton (1998) e McDaniel, McKee e Cairns (1996).
Produção Espontânea Dados de produção espontânea são geralmente coletadosperiodicamente ao longo de um período de tempo (por um ano, por exemplo). Embora tais dados sejam de grande importância no estudo de aquisição de linguagem, eles são úteis somente quando são coletados sistematicamente e com atenção especial a detalhes que afetam a qualidade do corpus, como explicado e explorado no sistema computadorizado disponível nos arquivos de dados do CHILDES de McWhinney e Snow (1985) e MacWhinney (1991).
Crain e Thornton (1998) e McDaniel, McKee e Cairns (1996). - Crain, S. e R. Thornton (1998) Investigations in Universal Grammar: A Guide to Experiments in the Acquisition of Syntax and Semantics. Cambridge, MA: The MIT Press. - McDaniel, D., C. McKee e H. Cairns (1996) Methods for Assessing Children's Syntax. Cambridge, MA: MIT Press.
- McWhinney, B. e C. Snow (1985) “The child language exchange system”. Journal of child language 12: 271-296. - Mac Whinney, B. (1991) The CHILDES Project: Computatioan Tools for Analyzing Talk. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.