Uma das desvantagens deste método é que, por exigir que as crianças prestem atenção à forma das sentenças, ele não pode ser testado com crianças muito novas, já que elas ainda não são capazes de dizer o que é “certo” ou “errado”. Portanto, apenas crianças acima de 3 anos e meio ou 4 anos podem ser testadas com segurança. Além disso, esse método necessita de um certo tempo de treinamento, já que as crianças demoram um tempo para começarem a prestar atenção na forma das sentenças, já que sua primeira tendência é em prestar atenção a seu valor de verdade. Outro ponto a ser considerado é que algumas crianças podem perder a concentração rapidamente, depois que algumas sentenças foram testadas e o investigador tem de estar atento para isso. Se ele perceber que a criança está cansada ou sem concentração, ele deve interromper a sessão e iniciá-la de novo num outro dia. Outra desvantagem é que alguns sujeitos apresentam uma tendência a responder “sim” quando não sabem a resposta ou quando estão confusos, um fenômeno conhecido como “yes bias”. Isso pode ser evitado na sessão de treinamento e deve ser checado durante as sessões através do uso de sentenças distratoras. Apesar destas desvantagens, tal método tem a vantagem de que podemos testar qualquer fenômeno lingüístico e checar quais estruturas são gramaticais para as crianças e compará-las com o que é gramatical para o adulto. Da mesma maneira, podemos checar o que não é gramatical para a criança e comparar com o que é gramatical para o adulto, algo que não é possível com outros métodos de investigação.