top
Aquisição da Língua de Sinais
Como resultados, os autores observaram que a troca de papéis em primeira pessoa é produzida com certa nuance lingüística em estágios iniciais da aprendizagem da ASL (ou seja, o movimento correto de partes do corpo e a expressão facial correspondente). Entretanto, parece que o olhar correto no discurso em primeira pessoa se desenvolve mais lentamente na ASL, do que a expressão facial correta. Não foi encontrada qualquer evidência de transferência de habilidade gestual, nesse estágio inicial da aquisição da ASL.

A habilidade de usar o discurso em terceira pessoa também se desenvolve logo no início da aquisição da ASL, o que constitui certa evidência de transferência da habilidade gestual para a ASL. Por exemplo, a habilidade pré-existente de usar configurações de mão semelhantes às classificadoras serve como um indicativo do uso correto do discurso em terceira pessoa na ASL, com o acréscimo das nuances lingüísticas da ASL (por exemplo, configurações de mão corretas da ASL).

Quanto aos valores para a localização, algumas habilidades de localização já formam padrões em um estágio inicial da aquisição da ASL (localização correta/consistência da localização). De certa maneira, segundo Taub et al, é possível prever a habilidade de estabelecer o espaço na ASL a partir da habilidade de configurar o espaço na gesticulação. Além disso, há uma relação entre as diversas variáveis de localização e as variáveis do discurso em terceira pessoa, tanto na gesticulação pré-ASL quanto entre a gesticulação e a ASL. Os autores puderam concluir que, até certo ponto, o uso do discurso em terceira pessoa na ASL pode ser previsto, a partir da habilidade pré-existente de estabelecer o espaço na gesticulação. Analogamente, a habilidade de usar configurações semelhantes às classificadoras na gesticulação pode ser prevista no desenvolvimento de algumas variáveis de localização na ASL.