Essas questões levantadas são importantes no estudo da aquisição de segundo língua, pois tratam de transferência lingüística, fenômeno bastante comum e que consiste no papel que o conhecimento lingüístico prévio tem na aquisição de uma L2. Em sua pesquisa, os autores focaram na gesticulação dos aprendizes ouvintes de ASL, pois estudos recentes sobre os gestos produzidos por falantes revelaram que, apesar de a gesticulação não desempenhar uma função gramatical, ela é uma parte importante da língua e interage com os elementos gramaticais das línguas faladas, de forma mais consistente do que se imaginava anteriormente. Pelo fato de a gesticulação fazer parte do domínio espaço-visual, Taub et al. queriam investigar se é possível que habilidades gestuais prévias sejam transferidas no processo de aquisição dos aspectos espaciais das línguas de sinais como L2.
Para realizar o estudo, os autores escolheram aprendizes adultos e ouvintes de ASL como segunda língua, todos eles falantes de inglês como primeira língua e com idade entre 17 e 47 anos, sendo que nenhum deles tinha conhecimento prévio da ASL, quando do início de sua participação na pesquisa. A coleta dos dados aconteceu em duas sessões separadas. A primeira ocorreu antes do início da aprendizagem da ASL e a segunda foi realizada oito meses depois. Na primeira sessão, os sujeitos assistiram a sete vinhetas animadas e a dez clipes curtos das vinhetas. Após, cada sujeito foi filmado contando a ação em inglês a um colega. Eles também responderam a um questionário que incluía, dentre outras coisas, informações sobre seus conhecimentos lingüísticos prévios e expectativas quanto à aprendizagem de ASL. Na segunda sessão, após oito meses de aprendizagem da ASL, os sujeitos assistiram aos mesmos clipes e vinhetas, mas desta vez, foram filmados contando as histórias em ASL. Os questionários foram novamente preenchidos, para verificar se as expectativas com relação à ASL haviam mudado.