top
Aquisição da Língua de Sinais
Veja dados:

Diante destas ocorrências, a análise do movimento para a direita poderia ser proposta, assim como feito por Neidle et al. (1997, 2000) para a ASL, adotada e adaptada para outras línguas de sinais como por Cecchetto & Zucchi (2004) e outros.

No entanto, tem-se que ainda considerar outros dados que colocam em dúvida esta análise. Tanto na língua brasileira de sinais como na ASL, o elemento WH também pode aparecer na posição inicial da sentença e pode ser duplicado, aparecendo tanto na posição inicial como final, assim como apresentado em (2) e (3):

Na análise do movimento para a direita, os exemplos em (2) b-d são considerados inaceitáveis como interrogativas, tratando-as como topicalização do sintagma WH. Os exemplos em (3) são considerados como simples repetição. Assim como apontado por Neidle et all:

Uma análise alternativa a esta foi proposta por Petronio & Lillo-Martin (1997), Wilbur (1997), Quadros (1999), Nunes e Quadros (2004; 2007). Estes autores propõem que o movimento WH acontece para a esquerda. Os exemplos com WH duplicado envolvem ênfase, com elementos WH aparecendo na posição final devido ao foco. Estes autores observaram que a posição final é usada para o foco de ênfase de um elemento não WH da mesma forma, assim como já mencionado anteriormente na seção sobre foco (segue exemplos com outros elementos):