Aquisição de línguas de sinais como primeira língua
Introdução
Este capítulo situa a produção de pesquisas no campo da aquisição da linguagem com crianças adquirindo línguas de sinais. Vários estudos produzidos até o presente focaram em crianças surdas, filhas de pais surdos, uma vez que neste contexto a criança está exposta ao input adequado para a aquisição da linguagem acontecer de forma natural, assim como acontece com as crianças ouvintes, expostas às línguas faladas. Alguns estudos se detiveram na aquisição tardia, uma vez que em torno de 95% das crianças surdas nascem em famílias ouvintes que desconhecem a língua de sinais. Nesse último contexto, muitas famílias levam muito tempo até conhecer a língua de sinais, podendo implicar na aquisição tardia. Neste capítulo, serão apresentadas algumas pesquisas considerando os estudos das línguas de sinais, tais como, pesquisas sobre os efeitos de modalidade da língua na aquisição da linguagem, os estudos da aquisição da sintaxe nas línguas de sinais e as investigações referentes ao período crítico, com foco em crianças surdas filhas de pais surdos, mas também mencionando a aquisição de crianças surdas, filhas de pais ouvintes.