Para este estudo foram analisados os dados do LÉO e da ANA, uma vez que as transcrições da ANA estão concluídas e as do LÉO já apresentam-se bastante adiantadas envolvendo o período relevante para esta análise. Os dados relevantes para esta investigação envolviam as primeiras ocorrências consistentes dos diferentes tipos de foco das crianças (ocorrências eventuais foram excluídas). No caso da língua de sinais americana, foram analisados os dados de ABY, SAL e JILL.
Os dados das línguas de sinais brasileira e americana foram analisados considerando o contexto lingüístico das ocorrências: perguntas feitas pelos adultos e as respostas dadas pelas crianças e comentários anteriores à produção da criança. Foram observadas se as crianças apresentavam informações novas ou velhas. Diante dos dados, observamos a existência de foco informativo, foco de ênfase (com ocorrências duplas e finais), foco contrastivo e topicalizações. Estas últimas serão discutidas posteriormente.
Análises de foco informativo
Consistência na produção de foco informativo tanto nos dados da ABBY, como nos dados da ANA:
Análise de construções duplas (foco de ênfase)
As crianças apresentam construções duplas. Foram levantadas produções duplas típicas com modais, negação, advérbios, verbos e WH. Quando o foco foi usado em produções aparecendo em posições únicas, a posição foi analisada considerando a sintaxe, quando havia construções duplas, observou-se também as condições discursivas. Dados: