1.3. A aquisição de construções com foco nas línguas de sinais brasileira e americana
Quanto às construções com foco, Lillo-Martin e Quadros (2005/2006) assumem que as sentenças em que um sinal aparece duas vezes em uma mesma estrutura (na sua posição usual e na posição final) são construções com foco. Em nossas análises o elemento final repetido é focado. Os elementos focados podem, também, aparecer na posição final sem sua contraparte fonética. Para corroborar a hipótese de que as construções duplas e os elementos repetidos em posições finais estejam relacionados, nós analisamos a aquisição de tais estruturas e verificamos que a duplicação aparece em diferentes etapas da aquisição, no entanto, já marcada muito cedo (por volta dos 24 meses). Cada uma das construções duplas, com ou sem realização fonética de sua cópia, aparece ao mesmo tempo ou a construção dupla aparece a priori. Isso indica que a categoria FP(talvez =CP[+foco]) deve estar presente na gramática da criança precocemente.
Estes resultados foram baseados nas seguintes hipóteses:
1) Foco informativo e Foco de ênfase são construções distintas, assim espera-se que não sejam adquiridas no mesmo período. 2) Construções de foco duplas estão correlacionadas com construções finais, assim espera-se que sejam adquiridas no mesmo período. As hipóteses concorrentes seriam as seguintes: 1’) Foco informativo e foco de ênfase não são diferentes, assim devem ser adquiridos no mesmo período. 2’) Construções duplas e finais não estão relacionadas, assim não devem ser adquiridas no mesmo período.