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Aquisição da Língua de Sinais
1.2. Aquisição da ordem da sentença: implicações nas categorias funcionais
Em relação à ordem da sentença, os estudos de aquisição da linguagem indicam ser adquirida muito cedo com uma incidência relativamente pequena de erros. No entanto, isso tem sido contestado, uma vez que não se tem muito claro o que se entende por ordem de palavras na sentença. No caso do inglês fica muito evidente a aquisição da ordem SVO pelas crianças. Isso já não é o caso de línguas que não apresentam esta ordenação de forma tão restrita, por exemplo, a língua de sinais brasileira. Apesar de a língua de sinais brasileira apresentar várias evidências de ser uma língua de núcleo inicial, há vários processos derivacionais que licenciam estruturas com diferentes ordenações. Assim, a criança surda está diante de um input com ordenações extremamente variadas. Além disso, o fato dessa língua apresentar uma assimetria verbal determinada pela diferença na morfologia verbal com repercussões na ordenação das sentenças, também torna interessante observar como isso se reflete na aquisição.

Diante da variação quanto à aquisição da ordenação das sentenças, Slobin (1986) conclui que quanto mais consistente e completo o sistema morfológico, mais rapidamente a criança adquire o sistema, facilitando o reconhecimento e a aquisição da aquisição da variação pragmática da ordem das palavras.

Wexler (1998) é um dos autores que parte dessa perspectiva, propondo que as crianças adquirem um conjunto de parâmetros muito cedo incluindo a ordem das palavras, a ordem do núcleo e complemento, o movimento V2, a elevação do verbo para I e a presença e ausência de sujeitos nulos relacionados com o estágio de infinitivo opcional – IO. Dessa forma relaciona-se morfologia verbal com outros aspectos formais, entre eles a ordenação da sentença. Nos dados analisados até o presente, verificou-se que a aquisição da língua de sinais brasileira apresenta evidências para a projeção das categorias funcionais que acomodam as diferentes ordens da sentença mediante condições extremamente restritas e para a generalização do estágio IO.