top
Aquisição da Língua de Sinais
Por fim, analisou-se a produção dos adultos interagindo com as crianças em duas sessões de cada criança. Observou-se que a distribuição dos tipos de verbos no input é muito similar a das crianças, embora o input apresente menos gestos e mais verbos de concordância do que as crianças. Além disso, os dados indicam que o input apresenta formas imperativas e pedidos com direcionalidade neutra ou ausente, assim como observado na produção das crianças.

Outra questão que se apresenta a partir dessas análises é a identificação de quando a concordância é obrigatória. Alguns verbos podem ser usados como simplesmente verbos simples ou associados com locação (pleno +loc), como DEIXAR, CAIR, e FICAR em ambas as línguas. As formas neutras ou reduzidas são usadas em contextos imperativos (e talvez infinitivos).

Quanto à classificação verbal, os dados das crianças oferecem evidências para a proposta de que os verbos são classificados de acordo com diferentes fatores em contextos específicos ou não especificos lexicalmente.

Por fim, os resultados encontrados nesta pesquisa e em Quadros et al. diferem de resultados encontrados em outras pesquisas, provavelmente porque podemos ter usado diferentes critérios para classificar os verbos; analisou-se os exemplos de verbos com formas neutras ou reduzidas como formas imperativas (e talvez infinitivas) e percebeu-se a correspondência entre direção dos olhos e concordância manual com o objeto e locação.