top
Sociolinguistica_L8B8
A palavra site (anglicismo que significa mais ou menos "página da Web"), também continua com a ortografia original (4.700.000 vezes, no Google, em páginas brasileiras), e é assim que está dicionarizada. Mas já existem outras ortografias alternativas: sait, que é um pouco mais aportuguesada (35.000 vezes), e saite, que é mais aportuguesada ainda (134.000 vezes), e nenhuma das duas está no dicionário.
Não é sempre que a ortografia preferida pelo dicionário corresponda à ortografia mais popular. O anglicismo skate também mantém a ortografia original para a maioria dos seus usuários (embora a pronúncia em português seja muito diferente da pronúncia em inglês). Mas no dicionário, aparece esqueite como ortografia preferencial (veja nota) .
No uso popular, não é assim! No Google (em sites brasileiros), skate aparece mais de um milhão de vezes e esqueite aparece pouco mais de 218 vezes! O povo prefere skate, mas o dicionário prefere esqueite. Qual é o "correto"?
O anglicismo stress já mudou de ortografia no Brasil. No Google, em sites brasileiros, stress aparece 1.270.000 vezes; mas estresse, sua forma aportuguesada, aparece 1.410.000 vezes. Muita gente que conhece a palavra estresse pode nem saber que é um anglicismo. Estrangeirismos que já estão no português há muito tempo podem perder o "sotaque" fonológico e ortográfico de origem completamente e ser vistos como palavras "nativas" do português.