top
Sintaxe L08/B08






Parece claro, então, que toda e qualquer criança, seja de qualquer nível socioeconômico ou nacionalidade, partirá do mesmo estado inicial da Faculdade da Linguagem. Esse estado inicial, como vimos anteriormente, é a GU, que se constitui de Princípios e de Parâmetros.
Você está achando essa discussão um pouco abstrata? Vamos tentar entender melhor o que são os Princípios e os Parâmetros nas línguas naturais, através de exemplos. Como dissemos, os Princípios são universais e, por isso valem para toda e qualquer língua

O índice i subscrito indica que os elementos são correferenciais, ou seja, “João” e “ele” se referem a uma mesma pessoa. Enquanto a sentença (1) é bem formada, a (2) não é, pois na sentença (2) o pronome ele não pode ter a mesma referência do sintagma João. Na verdade, um pronome como ele não pode estar co-indexado nesta configuração sintática. E isso parece acontecer com essas sentenças traduzidas para toda e qualquer língua natural.
Logo, afirmamos que há um Princípio que rege a combinação dos elementos na sentença, o qual determina quando um nome pode ou não estar co-indexado com um pronome.
Agora, retomemos alguns exemplos de Raposo (1992, p. 56), para discutirmos o conceito de Parâmetros.