Essa capacidade que nasce conosco e tem a ver com o tipo específico de estrutura e organização da mente humana é denominada Faculdade da Linguagem. Assim como outras faculdades que temos no nosso organismo, a Faculdade da Linguagem é dedicada especificamente a alguma função. Nesse caso, à língua. É essa faculdade inata que possibilita a qualquer um de nós a aquisição de uma ou mais línguas particulares (ou naturais). A Faculdade da Linguagem é, no seu estado inicial, igual para todos os seres humanos. Todo o indivíduo que nasce, seja no Brasil ou nos Estados Unidos, por exemplo, nasce com a mesma capacidade de adquirir língua(gem) e parte, portanto, do mesmo estado inicial, denominado pela Teoria Gerativa de Gramática Universal (GU). A Faculdade da Linguagem vai se modificando de acordo com os estímulos externos, de acordo com as experiências pelas quais cada um vai passando. Por isso, a criança que nasce no Brasil, sendo exposta ao português (do Brasil), vai adquirir essa língua; sendo exposta a LIBRAS, vai adquirir essa língua; sendo exposta ao tucano, vai adquirir essa língua. E a criança que nasce nos Estados Unidos vai adquirir o inglês, a língua de sinais americana ou ainda uma língua indígena a que for exposta. Assim, conforme o ambiente lingüístico a que formos expostos a nossa Faculdade da Linguagem, inicialmente igual para todos, vai se modificando.
Faculdade da Linguagem. (LEGENDA) A Faculdade da Linguagem é entendida pela gramática gerativa, conforme Raposo (1992, p.15), como “o resultado da interação complexa entre vários sistemas ou módulos autônomos de natureza diversa, caracterizados por regras e princípios específicos a cada um deles”, e não como uma massa homogênea.
o ambiente lingüístico a que formos expostos Vale ressaltar que, se não formos expostos a algum estímulo externo, não conseguiremos desenvolver esse conhecimento lingüístico, mesmo com todo o aparato inato para tal capacidade. Esse estímulo externo a que nos referimos são as interações verbais entre a criança e os outros membros da comunidade em que ela se encontra. Caso não haja qualquer interação verbal entre a criança e outros indivíduos mais experientes, não haverá aquisição de língua, pois o estímulo externo é imprescindível para o gatilho necessário à Faculdade da Linguagem no processo de aquisição de uma língua particular. Existem alguns casos relatados na literatura, como é o caso dos meninos-lobo que não tendo interação verbal com outros seres humanos não conseguiram desenvolver sua linguagem. Você talvez conheça também relatos de crianças surdas que, sem o conhecimento por parte da família, não interagem verbalmente e desenvolvem, por conta disso, tardiamente a linguagem. No entanto, como essas crianças possuem, como qualquer outra, a Faculdade da Linguagem adquirem o conhecimento lingüístico e se tornam capazes de produzir toda e qualquer sentença na língua de sinais.