top
Sintaxe L08/B08






Unidade 1 - Pressupostos básicos da Teoria Gerativa

Sabemos que existe uma infinidade de possibilidades de combinação entre as palavras de uma língua para formar sentenças. Sendo assim, as sentenças de uma língua são bastante diversas entre si, em termos do número de palavras, da ordem em que elas se dispõem e do sentido que expressam. No entanto, apesar dessa diversidade, existem Princípios universais que regulam a formação de sentenças em todas as línguas naturais, existem também regras que variam de uma língua para outra, os Parâmetros, e regras que variam dentro de uma mesma língua.
Antes de avançarmos a discussão, seria interessante esclarecermos a perspectiva que norteará esta disciplina. Estamos adotando uma perspectiva formalista para o estudo da sintaxe Esta perspectiva se caracteriza pela preocupação com o aspecto formal da língua sem ênfase à situação comunicativa em que as formas lingüísticas aparecem. Para a Teoria Gerativa, a língua é vista como um objeto mental, vinculado a uma capacidade inata do ser humano para compreender e produzir sentenças. Veja outras perspectivas.
Vejamos agora alguns pressupostos básicos da perspectiva gerativista. Segundo Chomsky, o ser humano é dotado de uma capacidade inata para a linguagem. Embora outros animais de uma forma ou de outra se comuniquem, o homem é a única espécie que combina um certo número de elementos de acordo com determinados princípios para formar sentenças que expressem pensamentos livremente formados.